quinta-feira, 14 de julho de 2016

Os 10 Melhores Narradores Esportivos do Brasil - Top 10 os melhores Narradores esportivos



Os melhores narradores esportivos do Brasil - top 10 os melhores narradores do Brasil , Quem são os melhores narradores do Brasil






















Deva Pascovicci

Iniciou sua carreira como operador de som na cidade natal se transferindo depois para São José do Rio Preto, onde começou a ser locutor. Passou por várias emissoras no interior do Brasil até chegar a Jales no inicio de 1986. Em Jales iniciou sua carreira de narrador esportivo cobrindo o basquetebol da cidade, representado pelo Ipê-Jales. Fez também a cobertura dos jogos pré-olimpicos de basquete em 1992 nos EUA.


Em 1993 começou a trabalhar na TV Manchete de São Paulo, onde narrava jogos de basquetebol e futebol. Em 1995 transferiu-se para o SporTV, onde atuou até o final do ano de 2004. Em 2005 foi contratado pela Rede CBN, onde atua até hoje.3



Cleber Machado

Começou a carreira no fim da década de 1970, trabalhando na Rádio Bandeirantes e naRádio Tupi. No ano seguinte, foi para o Sistema Globo de Rádio, onde iniciou seu trabalho com o esporte na equipe de Osmar Santos. Na televisão, começou na TV Gazeta de São Paulo e, posteriormente, na antiga TV Vale do Paraíba (hoje TV Vanguarda), de São José dos Campos, pertencente, então, à Rede Globo. Em 1988, foi para a TV Globo.  Desde então participou da cobertura de alguns dos mais importantes eventos esportivos do mundo, como Fórmula 1OlimpíadasCopas do Mundo e Corrida de São Silvestre, entre outros. Também foi responsável por narrar o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro de 2001 até 2009, sendo transferido para narrar o Carnaval de São Paulo em 2010.

Até meados de 1989, Cléber Machado atuava como repórter, atuando também na locução de compactos de lutas de boxe e outros eventos esportivos que eram exibidos no programa Esporte Espetacular, na época exibido nas noites de domingo. Sua mudança para narrador ocorreu na Copa do Brasil do mesmo ano. Nos anos 1990, apresentava a edição paulista do Globo Esporte.

Em 2008, Cléber Machado foi o apresentador do programa Arena SporTV,  cargo que deixou em 2010.  Atualmente, Cléber apresenta o bloco esportivo do SPTV, às segundas e quintas, e é o narrador titular do futebol paulista na Rede Globo. Narrou as Copas do Mundo de 19901994199820022006 e 2010. Narra também jogos do Campeonato Brasileiro, da Copa Libertadores, da Copa do Brasil e daCopa Sul-Americana, entre outros.

Ganhou por três vezes tanto o Troféu Imprensa  como o Prêmio Comunique-se.

Hoje  Cléber ocupa o lugar de segundo narrador da Globo e é o titular dos jogos transmitidos para o estado de São Paulo. Devido a este fato, e também à dedicação maior do titular Galvão Bueno à cobertura da Fórmula 1 e dos jogos da seleção brasileira, ultimamente, Cléber tem narrado os principais eventos de futebol, como as finais da Libertadores, em 2003, 2006, 2007, 2011 e 2012, e da Copa do Brasil, em 2008, 2009 e 2012, além dos jogos decisivos do Campeonato Brasileiro, em 2005, 2007, 2008 e 2011.

Em 2012, o narrador interpretou a si mesmo em alguns capítulos da novela Avenida Brasil. Nessa participação, narrava os jogos doFlamengo, time do personagem Tufão, interpretado por Murilo Benício.











Luiz Roberto
Desde cedo, ainda adolescente, Luís Roberto descobriu que teria uma vida de andarilho, no mínimo para materializar o sonho de ser arquiteto. De São João da Boa Vista, no Leste do Estado de São Paulo (onde morou desde os 3 anos de idade, após a família se mudar da capital paulista), foi para Campinas fazer faculdade e de lá para Santos, onde se formou em jornalismo pela UniSantos. Interessado por esportes, acabou se firmando com o narrador esportivo, no Rio de Janeiro, onde na Rede Globo, acompanha principalmente os times cariocas nos campeonatos regionais e nacional, além de narrar outros esportes pelo mundo.
Apresentava o programa Sportv Repórter, no canal por assinatura SporTV, onde também substitui Galvão Bueno, titular do programaBem, Amigos, quando este não pode estar presente. Na Rede Globo, faz a cobertura de vários eventos esportivos, é o narrador titular da equipe carioca da emissora e apresenta os blocos esportivos do RJTV 1ª edição (ao lado de Júnior) e do Jornal da Globo às segundas-feiras. Narrou diversos eventos importantes, tais como: a decisão da Libertadores de 2008, várias decisões da Copa do Brasil, os jogos decisivos do Campeonato Brasileiro de 2009 e 2010, Copa do Mundo, Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos.
Também trabalhou na Rádio Globo São Paulo como narrador e repórter. Lá, Luís Roberto cobria os jogos de futebol e as corridas deFórmula 1 na estação, e esteve na cobertura do Grande Prêmio de San Marino em 1994, marcado pelo falecimento do piloto brasileiroAyrton Senna. Também trabalhou na ESPN Brasil durante a década de 1990, tendo participado da primeira formação de locutores daquela emissora. além ser responsável por narrar o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, desde de 2010.
















Galvão Bueno
Começou a carreira no rádio paulista em 1974, depois de trabalhar numa fábrica de materiais plásticos. Trabalhou na TV Gazeta, na Rede Record e na Rede Bandeirantes. Seu primeiro trabalho na Rede Globo foi a narração da partida entre oClube de Regatas Flamengo e o Club Jorge Wilstermann, da Bolívia, pela Copa Libertadores da América de 1981. No ano seguinte, já estava cobrindo sua primeiraCopa do Mundo e, logo após o Mundial realizado na Espanha, tornou-se o narrador titular na emissora, com a saída de Luciano do Valle para a TV Record.
Em 1992, Galvão deixou a Rede Globo para atuar em outra rede de televisão, a Rede OM (atual CNT[desambiguação necessária]), com sede no estado do Paraná, sempre na locução esportiva, na época em que aquela rede se lançava no sentido de alcançar a liderança nacional no segmento. Apesar de algum sucesso nas transmissões da Copa Libertadores da América daquele ano, o projeto não emplacou como se esperava, e no ano seguinte ele estava de volta à Globo.
A partir daí, como principal narrador da emissora, atuou nos grandes momentos do esporte nacional, como as copas do mundo de 1994 e de 2002 - vencidas pelaSeleção Brasileira de Futebol, os títulos mundiais e o acidente fatal de Ayrton Senna, além de vários jogos olímpicos. Nos últimos anos, já consagrado, Galvão passou a apresentar o programa Bem, Amigos, no canal de televisão a cabo SporTV, e o quadroNa Estrada, exibido pelo Esporte Espetacular.
Ao mesmo tempo em que é considerado por seus admiradores um ícone da locução esportiva brasileira, Galvão Bueno é criticado pela visão ufanista com que narra qualquer esporte em que o Brasil esteja participando. São frequentes as ofensas de torcidas brasileiras de futebol ao locutor em jogos em que está presente. Durante a final de basquetebol dos Jogos Panamericanos de 2007, entre aplausos para Oscar Schmidt e Hortência, mais uma vez o locutor foi motivo de escárnio dos torcedores.
Dentre as suas paixões esportivas, destacam-se o basquete e o automobilismo, este último herdado por seus filhos Cacá Bueno ePopó Bueno, ambos pilotos da categoria Stock Car.1




Luciano do Vale (Em Memória)
Luciano do Valle narrou várias copas do mundo e trabalhou em várias emissoras de rádiotelevisão, como Rede Globo (1971-1982), SBT (2003), Rede Record (1982-1983,2004-2006) e Rede Bandeirantes (1983-20032006-Presente). Foi locutor de Fórmula 1 e transmitiu a fase áurea de Emerson Fittipaldi nessa categoria, que o transformou em um ídolo do esporte brasileiro.
Depois que saiu da Rede Globo no início dos anos 80, mais precisamente após a copa de 1982, desenvolveu paralelamente uma carreira de empresário e promotor de esportes: seu primeiro grande sucesso nessa carreira foi a promoção da seleção brasileira de voleibol, quando transmitiu um campeonato em São Paulo pela Rede Record. Seu trabalho tornou ídolos nacionais jogadores como BernardWilliamMontanaro e Renan, que depois ficaram conhecidos como a "Geração de Prata" do vôlei brasileiro. Depois promoveria a carreira de Maguila, famoso lutador de boxe nacional.
Ao passar para a Bandeirantes foi responsável pela ênfase da emissora nas transmissões esportivas (seu slogan passou a ser "Canal do Esporte"), exibindo aosdomingos o programa de longa duração Show do Esporte, que apresentava todo o tipo de evento esportivo, desde jogos de sinuca, boxe, automobilismo e esportes olímpicos. Apresentou ao Brasil a Fórmula Indy e a Seleção Brasileira Masters de Futebol, que contava com seus grandes amigos RivelinoEdu e Dario (ver Copa Pelé). Durante o verãobrasileiro, transmitia várias modalidade de esportes de praia, em programas especiais de verão.
Atualmente reduziu suas atividades empresariais, continuando como narrador e transmite o Campeonato Brasileiro pela Band e as provas da IRL. Apresentou o programa Apito Final, pela TV Bandeirantes, durante a Copa do Mundo de 2006, e transmitiu os jogos do Brasil na mesma copa pelo canal de televisão a cabo chamado Band Sports. Também apresenta com sua esposa Flávia do Valle, o programa "Tudo em Dia", programa local exibidos aos domingos, na Band RS.
Em 2011, atuou como dublador no filme Carros 2 emprestando sua voz ao personagem Brent Mustanburger.




José Silvério
É considerado por muitos o mais técnico de todos os locutores esportivos de rádio da história. Começou a carreira narrando até treinos do Fabril, pela Rádio Cultura de Lavras (cujo diretor descobriu-o quando Silvério narrava uma partida de botão), e sua primeira partida foi em julho de 1963, entre Olímpica de Lavras e Bragantino. De lá, foi para as rádios Itatiaia e Inconfidência, de Belo Horizonte,Continental, do Rio de Janeiro e a Rádio Tupi, de São Paulo, como correspondente no Rio.
Chegou em 1975 à Rádio Jovem Pan de São Paulo, onde ficou por 25 anos — apesar de uma passagem de três meses pela Rádio Bandeirantes, em 1985. Era o segundo locutor, atrás de Osmar Santos, mas, com a saída deste, assumiu a titularidade em 1977. Teve ainda uma experiência na TV Manchete, sem deixar o rádio. Desde 2000, trabalha para a Rádio Bandeirantes de São Paulo, onde tem como colegas de locução Ulisses Costa e José Maia.
Já narrou mais de 20 modalidades esportivas,  mas destacou-se no futebol, sobretudo de São Paulo. Cobriu todas as Copas do Mundo desde 1978. Em sua carreira, passou por situações curiosas, como narrar a final do Campeonato Brasileiro de 1979 na pista de atletismo do estádio Beira-Rio, com os cães da polícia à sua frente.  Outra situação curiosa foi durante um treino da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1986: sem autorização para narrar do estádio, os locutores das rádios tiveram de improvisar, e Silvério subiu em uma árvore, de onde avisava o repórter de campo Wanderley Nogueira sempre que não conseguia ver algum lance, para que ele o ajudasse com a narração.

Nivaldo Prieto
Começou como apresentador de bailes e eventos. A seguir, trabalhou como locutor de programas musicais em rádios FM. Passou pelas estações Antena 1Metropolitana,Transamérica e Musical, todas de São Paulo.
Em 1985, chegou ao SBT, passando a fazer locução de vários programas, como oCarrossel Animado. Nivaldo Prieto foi o mais jovem locutor da história do SBT, permanecendo na emissora até então. Ainda no mesmo ano, passou a ser o locutor e apresentador do telejornal do SBT. Além disso, foi o locutor oficial dos comerciais das lojas BBB Shop e Shoptime, além do Forró Cheira Peido.
















Oscar Ulisses
 irmão de Osmar Santos e de Odinei Edson, é um radialista e locutor esportivo brasileiro. Atualmente transmite jogos pela Rádio Globo, onde é o locutor titular do Rádio Globo Futebol Clube em São Paulo, mas já trabalhou também na Rádio Bandeirantes e na televisão no SBT e na Rede Record.
Oscar Ulisses teve sua primeira experiência como locutor de rádio em Marília, interior de São Paulo, transmitindo jogos de futebol"dente de leite". “Em 1969, o Osmar Santos, meu irmão mais velho, organizou um campeonato de futebol de garotos. Na época, eu tinha doze anos e vivia grudado nele. Assim comecei”, conta Oscar. Mas apesar de adorar esportes, o locutor não tem preferência por nenhum clube. “Isto ajuda quando apresento o ‘Globo Esportivo’”, afirma.Hoje Oscar é mais do que simplesmente o irmão mais novo do "pai da matéria", Osmar Santos, que sofreu um grave acidente de carro em 1994.
Oscar Ulisses é o comunicador do programa “Globo Esportivo” de São Paulo, que vai ao ar de segunda a sexta, das 17h às 19h. Nele, a equipe de esportes passa informações dos clubes paulistas e comenta as partidas. Além de estar à frente da atração diária, Oscar Ulisses é o narrador titular das partidas de futebol por São Paulo e responsável pelas transmissões das corridas de Fórmula Um. Também é irmão de Odinei Edson e primo de Ulisses Costa, ambos igualmente radialistas.
É o locutor de maior audiência do rádio esportivo de São Paulo e sua marca registrada é, ao narrar um gol, dizer "pro goooooooooool!"

Silvio Luiz
 é um radialistaapresentador de televisão e locutor esportivobrasileiro que atualmente trabalha na RedeTV!.1 Foi também árbitro de futebolator e repórter.
Descendente de espanhóis, perdeu seu pai aos sete anos de idade e passou a acompanhar a mãe, locutora de rádio e TV em todas as emissoras, onde apaixonou-se pelo ofício; Casou-se em 1969 com a cantora Márcia com quem tem três filhos; foi contra-regra,sonoplastaator e humorista. Adolescente, passou a fazer parte do setor de esportes, sendo repórter de campo; trabalhou na TV Paulista, na Rádio BandeirantesTV Excelsior, na TV Record (1979-1986) por duas vezes, SBT (1996-1998), na Band (1986-1996, 1998-2008) e atualmente está na RedeTV!. Foi diretor de programação da TV Record quando a mesma possuía 5 estúdios, 2 caminhões e 2 teatros. Após ter sido repórter de campo, passou a ser locutor esportivo, ganhando aos poucos o posto de titular dos jogos e transmitindo várias Copas do Mundo. Sua marca pessoal é o uso de irreverência durante as narrações, cunhando bordões efrases de efeito e utilizando-se de sarcasmo, bem como o seu timbre de voz característico. Devido a fama dos bordões, em 1997 Silvio Luiz participou da música Futebol, Mulher e Rock n' Roll, da banda Dr. Sin, no qual ele narra uma partida ao longo da música com os seus inconfundiveis bordões.
Em novembro de 2008, Silvio foi demitido da Rede Bandeirantes, assim como outros sete funcionários da casa. Permaneceu, porém, no Grupo Bandeirantes, sendo utilizado no canal fechado BandSports, onde narrava jogos do Campeonato Potuguês. Comandou também vários programas no canal.
Dias antes da Copa do Mundo de Futebol de 2010, na África do Sul, ao saber que não seria aproveitado pelo canal pediu demissão e se desligou definitivammento do Grupo Bandeirantes. Vale lembrar que o próprio Silvio, ao lado de Barbara Gancia, foi quem inaugurou o canal, fazendo sua primeira transmissão ao vivo.
Em 17 de setembro de 2010, Sílvio Luiz é anunciado como novo reforço da RedeTV!, onde irá cobrir a Série B, o Campeonato Italiano e a Liga Europa2 ao lado do ex-jogador Edmundo, este que alguns meses depois transferia-se para a Band.



Téo José

Teocles José Brocos Auad, conhecido como Téo José (Goiânia , 29 de julho de 1963 ), é um narrador esportivo brasil eiro. Trabalhou na ...Contratados: Téo José Mauro Beting Felipe Andreoli Ulisses Costa Leandro Quesada Alex Müller. Dirceu Maravilha. Estevan Ciccone. Apresentadores da ...

69 kB (9 758 palavras) - 13h26min de 25 de abril de 2013


Pesquisa artigo
imagens google

0 comentários: